1- Primeiramente, domine a água
Pode parecer algo infantil, ou até mesmo, óbvio. Porém, muitas pessoas começam nas aulas de natação e não se sentem totalmente seguras.
É fundamental que você trabalhe para ter mais domínio sobre a água. Exercícios de flutuação, de movimentação em diferentes posições, controle da respiração são fundamentais.
Em uma boa aula de natação, este será o primeiro ponto sempre. Mesmo que você já saiba nadar. Porém, muitas pessoas acreditam que isso é “besteira” e acabam não fazendo ou não levando esta aula à sério. Mas dominar a água, além de evitar acidentes, vai fazer com que seu desempenho seja melhorado consideravelmente.
2- Melhore sua flexibilidade
Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade na natação, por que seu corpo não é flexível o bastante. Neste caso, os movimentos acabam ficando mais “curtos” e menos eficientes. Neste caso, uma boa melhora da flexibilidade será fundamental.
Por exemplo, se você possui um encurtamento posterior dos membros inferiores, não terá a mesma eficiência na “pernada”, sendo que o movimento será menos efetivo. O mesmo vale para todos os demais grupos musculares.
Além disso, a melhora da flexibilidade ainda está ligada a uma consciência corporal mais eficiente e segura.
3- Abuse dos movimentos educativos
Não tenha preguiça de fazer exercícios educativos!
Os movimentos educativos são fundamentais para melhorar a sua eficiência ao nadar. Porém, muitas vezes as pessoas têm “preguiça” de ficar fazendo estes movimentos. Exercícios para melhorar os movimentos, feitos de forma separada, irão melhorar sua técnica como um todo. Isso, para um iniciante é fundamental.
No geral, o iniciante tem dificuldades em manter uma boa velocidade ou então, se cansa muito rápido. Isso tem relação com o condicionamento, mas também, com a falta de técnica em nadar. Por isso, é fundamental que você faça diferentes movimentos para educar seu corpo e melhorar a coordenação motora.
4- Trabalhe com muitos movimentos de mobilidade de quadril
Dentro da natação, o centro do corpo, o tronco, é parte fundamental para um bom desenvolvimento da técnica. Uma das formas de aproveitar os movimentos do tronco e ter uma melhora no rendimento, é através dos movimentos de quadril.
Por isso, é fundamental usar movimentos que melhorem esta mobilidade de quadril. Para isso, existem exercícios educativos, mas também é importante trabalhar com a conscientização do movimento e muita repetição. Isso fará com que você tenha mais eficiência na transmissão de força, o que fará seu nado mais eficiente e econômico. Isso afeta diretamente seu desempenho.
5- Faça bons exercícios de respiração
Trabalhe sua respiração!
A natação é um esporte que tem a particularidade da respiração muito acentuada. Na verdade, em se falando de iniciantes, esta é uma das maiores dificuldades. Por isso, é fundamental que em sua prática, uma boa parte da aula, seja usada para melhorar a respiração. Quanto mais ar você conseguir expelir e depois, inspirar, num curto espaço de tempo, melhor.
Mais em: https://treinomestre.com.br/12-dicas-de-natacao-para-iniciantes/